sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Especial Nárnia – O Cavalo e seu Menino

Crônica: O Cavalo e seu Menino

Série: As Crônicas de Nárnia

Editora: WMF Martins Fontes


Sinopse: Ao saber que não era filho de Arsheesh, o pescador, o jovem Shasta decide fugir da cruel Calormânia. Na companhia do cavalo falante Bri, ele parte em direção ao Norte rumo a Nárnia, onde o ar é fresco e reina a liberdade. Em sua jornada pelo deserto árido, Shasta tenta imaginar o que estará esperando por ele adiante. Tudo parece tão vasto, desconhecido, solitário e livre. 


Shasta é um menino retraído que suporta o mau humor e certa violência do pai por acreditar que aquele é o seu caminho. Então ele age como se fosse um empregado de seu pai, fazendo até as refeições e cuidando das tarefas de casa. Até o dia em que um visitante inesperado se hospeda em sua casa. E revelações são feitas. Finalmente descobre que Arsheesh apenas o acolheu quando criança e mentiu a vida toda para ele. Neste momento um peso sai de seus ombros e vê na oportunidade de seguir Bri, o cavalo do visitante, em uma fuga para Nárnia o caminho para sua liberdade.

Bri é um cavalo de falante de Nárnia que foi tirado de sua terra natal a força. Ele só esperava um momento propício para iniciar seu retorno para sua amada terra. Conhecendo Shasta percebe que ele pode ser o parceiro perfeito para essa ousada viagem já que a Calormânia é muito longe de Nárnia e um cavalo viajando sozinho logo seria capturado novamente.


Então eles fazem uma aliança e Shasta sonha que possivelmente em Nárnia poderá encontrar sua verdadeira família. Eles começam a viagem logo ao cair da noite e no caminho encontram outro cavalo falante de Nárnia, Huin com uma Tarcaína fugitiva, Aravis. Ela relata sua história no mais puro estilo calormano, o que é extremamente interessante.

Então a comitiva de fuga está formada, passando por várias aventuras e situações complicadas com as quais eles começam a se conhecer a si mesmos. Os medos e caráter de cada um.

O que é mais legal em tudo é que o rei Edmundo, a rainha Susana e a rainha Lúcia aparecem nessa crônica e sim é emocionante. Vale a pena ler um conto com personagens desconhecidos para termos uma ideia de como era no tempo que os dois reis e as duas rainhas governavam Nárnia. Infelizmente o grande rei Pedro não aparece, ele é apenas citado. Mas o rei Edmundo consegue transparecer o motivo de ter recebido o título de O Justo e a rainha Lúcia o título de A Destemida.

Podemos perceber também que os reis de Nárnia não apenas cuidavam de suas terras, mas tinham alianças com as nações próximas como Arquelândia. E cuidavam um dos outros, sempre oferecendo socorro quando necessitavam. Além de percebermos que outras nações reconheciam que em Nárnia havia coisas que não entendiam, e que não arriscavam indisposições com os quatro reis para saberem.

A leitura é muito tranquila e aos poucos Shasta conquista nossos corações com seu jeito simples de ser e seu coração puro. Realmente seria bom se fizessem uma adaptação cinematográfica desse livro. Por que ele começa como um livro simples, com poucos personagens, e depois ganha proporções enormes com seus conflitos e ensinamentos.



6 comentários:

  1. Oi Kelen, tudo bem?
    Tenho muita curiosidade em ler As Crônicas de Nárnia, pois se eu gostei dos filmes sei que irei amar os livros. Adoro quando um autor escreve contos extras *-*
    Abraços,
    Andréia - StarBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andréia!
      Tudo ótimo e com você?
      Tenho seguido a sequência do próprio livro na leitura desses contos e estou me surpreendendo a cada nova história. Espero que as outras sejam conectadas como esta.
      O próximo a ser lido e resenhado é o Príncipe de Cáspian e estou muito ansiosa por isso ^^
      Bjos

      Excluir
  2. Nárnia é um portal pra outra dimensão! Muito boa a recomendação, Kelen! Que você continue nessa saga incrível e se surpreenda ainda mais com tantas coisas legais! E cuidado para não ter o coraçãozinho roubado pelo príncipe Caspian, ele é danado pra isso! hehe

    Beijo, beijo - http://megsarmybookclub.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é bem possível Meg! No filme ele me conquistou totalmente. Imagina no livro? Rsrsrs

      Bjosss

      Excluir
  3. Aw, não li nada ainda de nárnia, mas sei que tem vários contos, e fiquei interessada nesse! Parece ter bastante reviravolta e emoção :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem post novo sobre o desafio que realizamos, vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Carol. Quando comecei a ler esperava um coisa e acabou sendo outra totalmente diferente e muito melhor ^^

      Excluir

♥ Theme por Erica Pires © 2013 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados • Melhor Visualizado no Google Chrome • Topo