segunda-feira, 23 de maio de 2016

Assassinato no Expresso do Oriente – Agatha Christie

Editora: Nova Fronteira

Sinopse: Nada menos que um telegrama aguarda Hercule Poirot na recepção do hotel em que se hospedaria, na Turquia, requisitando seu retorno imediato a Londres. O detetive belga, então, embarca às pressas no Expresso do Oriente, inesperadamente lotado para aquela época do ano. O trem expresso, porém, é detido a meio caminho da Iugoslávia por uma forte nevasca, e um passageiro com muitos inimigos é brutalmente assassinado durante a madrugada. Caberá a Poirot descobrir quem entre os passageiros teria sido capaz de tamanha atrocidade, antes que o criminoso volte a atacar ou escape de suas mãos. 

Sempre fiquei curiosa se os livros da Agatha Christie eram realmente tão bons como ouvi muitos comentarem. Então peguei indicação de algumas pessoas e resolvi comprar esse livro para colocar a prova. Primeiro, quero dizer que essa edição de capa dura da Nova Fronteira está incrivelmente linda, eles realmente capricharam. A escrita está com um bom tamanho de letra e o papel é amarelo.

Hercule Poirot é o detetive que acompanhamos ao longo de toda a história e o responsável por encontrar o assassino. Ele por acaso acaba pegando o Expresso do Oriente durante um período do ano que deveria estar vazio, mas que na verdade está lotado e quase que ele não consegue embarcar. Não sabemos muito do que levou Hercule à aquela cidade, o passado dele não é muito abordado, mas pelo pouco que é dito sabemos que ele é um importante investigador daquela época.

A narração é em terceira pessoa, mas devo dizer que vemos muito mais pela óptica de Hercule do que dos demais. Conhecemos cada tripulante e suas ações, apenas na segunda noite é que ocorre o assassinato. Hercule é convidado por M. Bouc a ajudar sua equipe do trem a desvendar tal mistério. Propositalmente vemos que o assassino deixou muitas pistas, a grande maioria forjada, mas descobrir quais foram forjadas aí é outra questão.

O livro é dividido em três partes: Os fatos; Os testemunhos e Hercule Poirot para e pensa. Não posso mentir que fiquei o livro todo tentando desvendar o mistério, porque fiquei rsrsrs. E a parte que mais gostei foi dos testemunhos. É muito interessante ver o método despreocupado de Hercule para conseguir informações que iriam ser complementadas na parte final do livro.


Fico feliz por ter conseguido acertar várias coisas, mas é evidente que o final desse livro é inimáginável. Com certeza indico a leitura, mas preciso fazer uma resalva. O livro é basicamente isso que escrevi, não há suspense nele. As vezes coisas insesperadas acontecem, mas a escrita em sim é bem fechada quando se trata de emoções. Então se você espera que esse livro tenha suspense irá se decepcionar. Apenas por esse fato, que fiquei um pouco descepcionada, por isso dei essa avaliação para o livro. Mas a escrita de Agatha Christie realmente é algo que devemos preservar.


8 comentários:

  1. Oi, Kelen! Esse também foi o primeiro livro da Agatha que li. Mas não fiquei decepcionada, eu gostei muito. Li muito rápido, porque queria saber logo a resolução do caso. Impossível mesmo adivinhar aquele final.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla!
      Não é que me decepcionou, a leitura foi muito boa, mas talvez esperasse um pouco mais...sabe como é...
      Mas é um excelente livro.
      Bjo

      Excluir
  2. Oi
    uma vez peguei um livro dela para ler e acabei abandonando, esse parece ser interessante e que bom que curtiu a leitura, quem sabe algum dia eu de uma nova chance á leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Kelen!
    Muitos me indicam esse livro para começar a ler algo da Agatha.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiza!
      Leia sim, você vai curtir. O final é surpreendente ^^
      Bjos

      Excluir
  4. Lendo suas resenhas lembrei de uns anos atrás em que eu lia muuitos livros hehe. Ler é bom demais! Bj Debora (IBCB)

    ResponderExcluir

♥ Theme por Erica Pires © 2013 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados • Melhor Visualizado no Google Chrome • Topo