segunda-feira, 13 de abril de 2015

Especial Nárnia - A Cadeira de Prata

Crônica: A Cadeira de Prata

Série: As Crônicas de Nárnia

Editora: VMF Martins Fontes

Sinopse: "Como se chega até lá?", perguntou Jill, tentando encontrar um jeito qualquer de fugir daquela escola horrível. "Do único modo possível", sussurrou Eustáquio, "por magia". Então deram-se as mãos e, concentrando toda a sua força de vontade para que algo acontecesse, viram-se de repente à beira de um alto precipício, muito acima das nuvens, na terra encantada de Nárnia. Assustada e confusa, Jill fica horrorizada ao ver Eustáquio perder o equilíbrio e cair. Imediatamente, porém, ela sente ao seu lado uma presença calorosa. Era o Leão.


Estava um pouco receosa sobre como essa crônica seria já que poderia ou não ter Eustáquio (personagem que não gostei muito comparado aos outros) e com certeza não teria os outros personagens que mais gosto... Mas me surpreendi e muito com a história.

Na verdade a narração mantém quase todo o foco da história em Jill, a colega de escola de Eustáquio. Podemos até dizer que Eustáquio é um personagem secundário. Devido a uma situação no inicio do livro eles vão para Nárnia. E logo que chegam lá Jill já começa a cometer erros. Então Aslam aparece e a instrui sobre a sua missão e como deve proceder.


A missão conssite em que ela e Eustáquio devem ir procurar e encontrar o filho do rei Caspian X, Rilian, que estava a muito tempo perdido. O próprio rei e os súditos já não buscavam mais por ele e havia uma grande indecisão sobre quem sucederia o trono já que o herdeiro legítimo estava perdido. Caspian já está muito velho e doente neste livro e assim que Eustáquio o vê, não tem coragem sequer de cumprimentá-lo.

No inicio Jill procura fazer tudo como Aslam orientou, mas infelizmente ela vai perdendo sinal por sinal da seqüência que o próprio Aslam disse que deveria seguir para obtiver sucesso. Uma comitiva acaba sendo formada para o resgate do príncipe: Eustáquio, Jill e Brejeiro. De longe, Brejeiro é o meu personagem favorito do livro. Ele é um paulama, uma raça de humanóides que se assemelham a rãs. Ele é incrivelmente pessimista. Em toda situação ele lista pelo menos três formas horríveis de fracassarem.

Os outros paulamas sempre diziam que Brejeiro era volúvel, todo empáfia e fanfarrão, por isso devia passar por sofrimento para enfim se concertar na vida. Ele agarra essa oportunidade com toda força. Então passa a viagem toda falando coisas pessimistas e que provavelmente não voltariam vivos... O que mais gostei nele é que apesar de toda essa característica, ele era corajoso. Enfrentou vários e vários perigos ao longo da jornada e digo que realmente ajudou muito as crianças.

A comitiva passa por vários perigos e aventuras até encontrarem o príncipe e levarem ele para casa, mas o final realmente é surpreendente. Totalmente emocionante! É um dos livros que mais Aslam orienta as crianças visitantes de Nárnia. Além de Aslam deixar uma promessa maravilhosa para Eustáquio e Jill no final do livro.

Perceberam que eu não falei nada sobre a cadeira de prata não é? Pois bem, ela é um ponto chave de toda a história, mas só saberão se lerem.



6 comentários:

  1. Oi
    Gostei da resenha, eu já li o volume único de Narnia e olha antes não gostava do Eustáquio mais depois eu comecei a gostar dele.

    Eustáquio

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li esse livro, então não posso afirmar com precisão sobre Eustáquio rs.
    Mas fiquei mega curiosa para ler e adorei sua resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  3. Oh meu zeus! Amo As Crônicas de Nárnia! Amei este post!

    Beijo, beijo.

    http://omundodeaugusta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

♥ Theme por Erica Pires © 2013 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados • Melhor Visualizado no Google Chrome • Topo