terça-feira, 5 de maio de 2015

Especial Nárnia – A Última Batalha

Crônica: A Última Batalha

Série: As Crônicas de Nárnia

Editora: VMF Martins Fontes

Sinopse: À luz de uma enorme fogueira crepitante, a última batalha de Nárnia está prestes a acontecer. O rei Tirian, ajudado corajosamente por Jill e Eustáquio, terá de enfrentar os cruéis calormanos, num combate que decidirá, finalmente, a luta entre as forças do bem e do mal. Mas, com tantas dúvidas e confusões ao redor, conseguirá o rei Tirian manter-se firme na hora mais negra de Nárnia?


No inicio conhecemos sobre a amizade do jumento chamado Confuso, com o macaco chamado Manhoso e diga se de passagem não era uma amizade muito saudável... Manhoso fazia chantagem emocional com Confuso sempre para conseguir o que queria e da forma que queria, muitas vezes se aproveitando do jumento e de sua falta de senso crítico. Confuso até que entendia muitas vezes a vontade do macaco com clareza e se recusava, mas logo era persuadido pelo macaco dizendo que ele era mais sabido do que o jumento, então deveria fazer o que o mais inteligente mandasse.

Confuso achava que era um privilégio ser amigo de Manhoso e por isso acabava sempre cedendo a vontade do macaco, mesmo quando isso significava que ele iria passar por sofrimentos físicos desnecessários. Certo dia encontraram uma pele de leão e foi aí que tudo desandou de vez. O macaco fez o jumento se passar por Aslam para conseguir sempre mais e mais vantagens. Acabou fazendo todos de Nárnia de escravos e vendendo-os aos Carlomanos como se tudo fosse a vontade de Aslam.

Quando o rei Tirian soube que as árvores estavam morrendo se enfureceu e logo foi aferir o que estava acontecendo. Quando percebeu que a realidade era muito mais do que podia acreditar, já se encontrava feito de refém do suposto Aslam, atado a uma árvore e muito machucado. Mesmo assim Tirian não perdeu a fé, não acreditou que aquele era o verdadeiro Aslam e clamou para Aslam, de acordo com as histórias antigas, que enviasse as famosas crianças que sempre ajudavam Nárnia. Então o milagre se realizou, Jill e Eustáquio foram enviados para ajudá-lo, a última batalha de Nárnia começa.

Nesse meio tempo, na Inglaterra, as crianças se preparavam para seu retorno a Nárnia, pois Aslam já havia avisado, treinando manejo de espada e arco e flecha, porém o que mais precisava estava dentro deles, a fé. Esse conceito é amplamente colocado em cheque durante toda crônica e de diversas formas. Uma das mais claras é a questão dos anões. Eles se revoltaram contra tudo e todos e decidiram que não seguiriam as ordens de ninguém e não acreditariam em mais nada. O final deles foi muito escuro, assim com o do macaco.

Nesse conto temos a volta de Edmundo, Lúcia, Pedro, Digory e Polly. Agora vocês me perguntam... por qual motivo a Susana não voltou? Há uma explicação clara para isso, mas não tem graça eu contar para vocês... O mais importante é que todas as pontas soltas dos outros contos foram respondidas nesse. Até mesmo aquelas histórias que o narrador dizia que era para um outro momento são esclarecidas aqui. Como por exemplo, quando e como as Ilhas Solitárias se tornaram domínio de Nárnia. É uma história muito legal.
  
O que tenho a dizer no final de todo esse especial? Toda essa obra é incrível! Sério, vocês tem que ler também. C. S. Lewis é um grande escritor e ele nos coloca totalmente dentro da obra dele. Nos fazer querer ir para Nárnia e nunca mais voltar, da mesma forma que as crianças possuem esse sentimento. Nárnia é a aquele tipo de livro que assim que termina de ler já nos deixa com saudade. Para mim se tornou um dos meu livros favoritos.


4 comentários:

  1. Já li todas As Crônicas de Nárnia e amei. O autor realmente sabe como envolver o leitor.
    Excelente resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei totalmente! Mas claro que tem aquelas histórias que são nossas favoritas *-*

      Excluir
  2. AI MEU DEUS! QUE POST LINDO! Sou suspeita pra falar, HAHAHA apaixonada por Nárnia! <3 Parabéns!
    bjs,
    http://www.livrologias.com/

    ResponderExcluir

♥ Theme por Erica Pires © 2013 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados • Melhor Visualizado no Google Chrome • Topo